Essa dinâmica pode ser trabalhado numa acolhida. As crianças irão adorar! A medida que elas forem pegando o ritmo ir acelerando a história.
PASSEIO DE CARRUAGEM
Esta atividade desenvolve atenção, memória,
discriminação auditiva, coordenação motora ampla e rapidez.
Comece
dizendo para a turma que vai contar uma história. Organize as cadeiras em
círculo e peça para as crianças sentarem. Escale nove crianças e atribua a cada
uma os nomes seguintes: o primeiro será o cocheiro, outro será roda, outro
passageiro magro, e depois, a cada um, sucessivamente: menininho, cavalo,
passageira, porta, banco, mola. Informe que todos são, além dos nomes recebidos,
também CARRUAGEM, junto com os outros colegas do círculo.
A seguir, apresente as regras do jogo:
1.
Explique que a história será contada várias vezes, primeiro devagar, depois
sempre mais depressa. E diga que ao ouvir a palavra chave o aluno correspondente
deve levantar-se, bater palmas duas vezes e sentar-se.
2.
Ao ouvir a palavra chave carruagem a turma toda deve levantar-se, bater palmas
só uma vez e sentar-se.
HISTÓRIA:
A viagem
estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda da carruagem. O
atraso deixava cada vez mais irritado o passageiro magro, que andava de um lado
para o outro, enquanto que a passageira acalmava o menininho chorão. Quando a
carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar
o capim de diante do cavalo para iniciar a viagem. O passageiro magro
acalmou-se e até sorriu para o menininho, que, agora, todo feliz, fazia ranger
com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem
puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas,
de repente, o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar
a mola do assento e a roda que havia soltado novamente.
Amei realizar esta dinamica na minha sala de alfabetizaçao. Foi show dr bola.
ResponderExcluir