terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dinâmica: Passeio de Carruagem

Essa dinâmica pode ser trabalhado numa acolhida. As crianças irão adorar! A medida que elas forem pegando o ritmo ir acelerando a história.

PASSEIO DE CARRUAGEM

Esta atividade desenvolve atenção, memória, discriminação auditiva, coordenação motora ampla e rapidez.
Comece dizendo para a turma que vai contar uma história. Organize as cadeiras em círculo e peça para as crianças sentarem. Escale nove crianças e atribua a cada uma os nomes seguintes: o primeiro será o cocheiro, outro será roda, outro passageiro magro, e depois, a cada um, sucessivamente: menininho, cavalo, passageira, porta, banco, mola. Informe que todos são, além dos nomes recebidos, também CARRUAGEM, junto com os outros colegas do círculo.
A seguir, apresente as regras do jogo:
1. Explique que a história será contada várias vezes, primeiro devagar, depois sempre mais depressa. E diga que ao ouvir a palavra chave o aluno correspondente deve levantar-se, bater palmas duas vezes e sentar-se.
2. Ao ouvir a palavra chave carruagem a turma toda deve levantar-se, bater palmas só uma vez e sentar-se.

HISTÓRIA:

A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda da carruagem. O atraso deixava cada vez mais irritado o passageiro magro, que andava de um lado para o outro, enquanto que a passageira acalmava o menininho chorão. Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim de diante do cavalo para iniciar a viagem. O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho, que, agora, todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem. A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do assento e a roda que havia soltado novamente.

Um comentário:

  1. Amei realizar esta dinamica na minha sala de alfabetizaçao. Foi show dr bola.

    ResponderExcluir