1º momento:
Pedir que observem bem este bichinho. E
fazer os seguintes argumentos:
- Vocês o conhecem? Como acham que ele se chama?
- Ele é alegre, simpático ou tem cara de zangado? Por quê?
- Quais são suas cores? São cores alegres ou tristes?
- Quantas patinhas ele tem? Vamos contar?
- Em nossa sala de aula tem algo parecido com as patas deste
bichinho?
Ver se relacionam o bichinho com a faixa
do alfabeto fixo na sala. Ir anotando no quadro as respostas dos alunos. O que
vocês acham que está escrito aqui no corpo do bichinho (apontar a poesia) e
aqui nas patinhas (apontar as patas). Estimular as crianças a falarem.
Bom agora eu vou ler para vocês. Entregar o texto para cada
aluno, estes acompanharão a leitura apontada feita pelo professor no cartaz.
Ler apontando no cartaz, identificar o título com as crianças, continuar a
leitura, na segunda estrofe parar e perguntar se alguém já descobriu o nome do
bichinho com as dicas da leitura (observar se estão fazendo a relação entre o
oral e o escrito enquanto estão lendo, fazendo as intervenções necessárias).
Continuar a leitura e ao final perguntar:
- Então qual é mesmo o nome do bichinho?
- Quem no texto disse o nome do bichinho?
- Ele é mesmo importante? Por quê?
2º momento:
Antes das crianças
realizarem a atividade da folha que receberam, fazer a leitura apontada no
cartaz e as crianças seguindo na folha de atividade, observar se estão fazendo
a relação entre o oral e o escrito. No cartaz contar com as crianças quantos
versos, numerá-los em ordem crescente no cartaz, depois escolher uma estrofe,
contar com as crianças quantas letras tem o verso (registrar o numeral no
cartaz) quantas palavras (registrar o numeral no cartaz).
3º momento:
Depois deste trabalho
no cartaz passar para as atividades da folha: Circular o título (perguntar onde
acham que fica o título da poesia, ler o título apontando no cartaz e eles na
folha, depois circular), agora consultando o crachá circulem nas patinhas do
bichinho as letras do seu nome (aleatoriamente pegue o crachá de um aluno e
peça que nomeiem as letras deste nome), vamos ler as patinhas do bichinho,
apontar no cartaz e as crianças na folha, qual a primeira letra do alfabeto? E
a última? Então faça um X nestas letras. Pegue seu crachá e pinte na poesia as
letras do seu nome, tentem lembrar o nome das letras do seu nome. Quem sabe o
nome do bichinho? É para pintar o nome dele na poesia, vamos ler a poesia
apontando, acompanhem e tentem achar o nome, agora que vocês acharam, copiem o
nome do bichinho.
4º momento:
Trabalhando com o nome
Mostrar a diferença entre desenho e
escrita. Informar que o texto é uma poesia, porque apresenta rimas como... Que esta
dividida em estrofes, que cada linha da estrofe se chama verso. Brincar com as rimas do texto
diferente/inteligente, letrinha/palavrinha, descobri/esqueci. Brincar de fazer
rimas com os nomes das crianças. Mostrar a ficha com o nome da criança, pedir
que leiam (dê as pistas necessárias. Pergunte qual o nome da 1.ª letra deste
nome e que a apontem na faixa do alfabeto) e que falem o nome de algo que rime
(escreva o que ditarem na frente do nome: pergunte qual o primeiro som para
escrever a palavra e que letra utilizar para fazer este som, se não conseguirem
vá informando e escrevendo, assim estarão pensando sobre a escrita e já
observando que a escrita representa a fala), fazer a brincadeira com alguns
nomes apenas.
Com esta
atividade se estará propiciando aos alunos de forma lúdica e divertida o
conhecimento dos nomes das letras do alfabeto que é fundamental para os alunos
que estão se alfabetizando, pois elas fornecem pistas sobre um dos sons que
elas podem representar na escrita. Além disso, os alunos têm de conhecer a
forma gráfica das letras, a ordem alfabética e o reconhecimento destas letras
fora da seqüência alfabética. Outro ponto é o conhecimento de uma tipologia
textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário